Gênesis
Autor: Bernard Beckett
Editora: Intrínseca
Sinopse:
Na ocasião em que a Terra foi arrasada pela Peste, os sobreviventes reuniram-se em uma nova sociedade. Separados do mundo exterior por uma cerca em pleno oceano, vivem em absoluto isolamento – aviões que se aproximam são abatidos; refugiados, executados. Até que um soldado escolhe romper com as regras e, em vez de disparar, resgata das águas uma menina. Seu nome é Adam Forde. Ele muda para sempre o curso da História.Anaximandra, uma jovem de 14 anos, estudou a fundo esses dados históricos. Numa sala com pouca luz ela está sentada diante de três Examinadores para uma exaustiva prova de quatro horas. Adam Forde, seu herói, morto há bastante tempo, é o tema do exame. Se aprovada, ela será admitida na Academia – a instituição de elite que governa aquela sociedade utópica. Anax, porém, está prestes a descobrir que nem tudo consta dos registros acadêmicos. Há fatos, imagens, arquivos a que nem todos têm acesso. Antes que a avaliação termine, virão à tona o obscuro segredo da Academia e a realidade assustadora daquele admirável mundo novo.
Inquietante e de uma ingenuidade encantadora, Gênesis conduz a um futuro em que antigas – e eternas – questões filosóficas se chocam com o avanço tecnológico – quando o significado de ser humano, ter consciência e ter alma tornam-se questões centrais.
Resenha:
Meu Deus! Que livro é esse!? Ganhei de presente de uma amiga, mas quando o vi, sabia que o leria mas não estava tão interessada. Que besteira! Ele é ótimo!Conta na visão de Anaximandra o processo de entrar na Academia. São 4 horas falando sobre um tema, com dois hologramas do fato escolhido. Ela resolve falar sobre Adam, um filósofo que mudou a história daquele lugar.
Não sei o ano certo em que o livro passa pois não é especificado, mas acredito que é aproximadamente 2100. Conta sobre as guerras que tiveram e a peste que se alastrou pelo mundo todo, mas que eles conseguiram escapar, construindo uma barreira.
E aí na primeira hora, ela conta tudo o que sabe e responde as perguntas com certa admiração por Adam. Há um intervalo que ela vê um cara que aparenta ser um guarda, mas também está ali pelo mesmo motivo que ela.
As 2 horas seguintes ela apresenta os hologramas, mostrando sua visão sobre Adam e respondendo as perguntas dos Examinadores. Durante os intervalos ela conta para o leitor, um pouco sobre como chegou ali.
Na última hora, os Examinadores mostram um holograma a ela, que apresenta como aconteceu a morte de Adam, uma coisa que só pessoas da Academia sabiam. Com o holograma, ela descobre o real sentido e o por que de tudo.
Já contei bastante, mas sem spoiler. É bom demais. Uma distopia fascinante! Recomendo.
Já leram ou querem ler? Me conte nos comentários.
Fabíola!!!!
ResponderExcluirEu preciso deste livro! Deve ser MA-RA-VI-LHO-SOOOOO!
Adorei a resenha! Perfeita!!
Beijos!
http://irmaoslivreiros.blogspot.com.br/