Primeiro e Único
Autora: Emily Giffin
Editora Novo Conceito
448 páginas
Adicione no Skoob
Livro cedido em parceria com a editora

Shea tem 33 anos e passou toda a sua vida em uma cidadezinha universitária que vive em função do futebol americano. Criada junto com sua melhor amigas, Lucy, filha do lendário treinador Clive Carr, Shea nunca teve coragem de deixar sua terra natal. Acabou cursando a universidade, onde conseguiu um emprego no departamento atlético e passa todos os dias junto do treinador e já está no mesmo cargo há mais de dez anos.
Quando finalmente abre mão da segurança e decide trilhar um caminho desconhecido, Shea descobre novas verdades sobre pessoas e fatos e essa situação a obriga a confrontar seus desejos mais profundos, seus medos e segredos.
A aclamada autora de Questões do Coração e Presentes da Vida criou uma história extraordinária sobre amor e lealdade e sobre uma heroína não convencional que luta para conciliá-los.


Minha opinião: 
     Esse livro conta a história de Shea, que tem 33 anos e trabalha no departamento atlético da universidade. Sua amiga/irmã Lucy é filha do treinador Carr, que ela admira muito. Lucy e Shea são completamente diferentes de aparência e personalidade. Lucy nunca foi ligada aos esportes, tem uma loja de roupas de luxo e é ousada e espontânea. Enquanto Shea, é fiel ao time da universidade, insegura e é super fã do treinador Carr. No começo do livro, acontece a morte de Connie, mãe de Lucy. Era uma mulher que todos amavam e todos ficam sentidos por isso.

     Seus pais se separaram quando ela era muito pequena, por isso o treinador Carr foi a sua referência masculina e ela se jogou de cabeça no mundo do futebol americano. Ela sabe tudo a respeito, desde nome de jogadores, até a jogadas que aconteceram antes dela nascer. Por isso, e por ter medo de arriscar, ela não seguiu o seu sonho que seria escrever sobre esporte.
     Com a morte de Connie ela repensa em sua vida e quando o treinador Carr a indica para trabalhar de repórter em um grande jornal, ela vai fazer a entrevista para o emprego.

     A vida dela acaba tendo uma mudança radical: ela termina seu namoro, que já não existia amor, faz a entrevista e começa a sair com Ryan, que já estudou com ela e agora, é um jogador super famoso. Lucy incentiva muito o relacionamento de Shea com ele. Shea sabe que no fundo, não é ele que ela quer, e sim uma coisa que ela tenta esconder até de si mesma, mas até quando ela irá conseguir?

     É o primeiro livro que leio da autora e apesar de não gostar de livros que falem sobre esporte, eu gostei. Ele não só aborda o esporte, e sim temas mais profundos.
Um deles é a violência doméstica. Ryan tem ciúmes em excesso e é bem nervoso. Tem uma cena que ele machuca Shea e ela acaba se achando culpada pelo comportamento dele. A autora abordou o assunto super bem. Uma pena saber que esse é o caso de muitas mulheres.
     O outro tema, fica óbvio já no começo do livro que é a admiração/paixão que Shea sente por Carr. É bem fora do comum. A diferença de idades é grande, ela praticamente foi criada como filha por ele e ele perdeu sua esposa a pouco tempo. Quando Shea assume seu amor por ele, Lucy se sente traída, tanto pela amiga, como pelo pai.

     O livro tem uma capa que remete a história, e é condizente com ela. Quanto a parte da diagramação, formatação, revisão não tenho nada a reclamar. Uma boa publicação da editora.

     Eu nunca tinha lido um livro com esses temas e me tirou da minha zona de conforto. Demorei um pouco para ler, mas o livro não me decepcionou. Gostei do livro realmente a partir da página 200, quando realmente a estória fica interessante, só achei que para nós que não temos o futebol americano como um esporte bem conhecido, ela deixou o início um pouco cansativo ao tentar nos ensinar sobre como esse esporte funciona, mas indico a quem quiser ver uma estória surpreendente e diferente.

Minha nota:

Já leram ou querem ler? Deixem nos comentários!

Para quem quiser comprar:




Deixe um comentário

Tecnologia do Blogger.