A cidade do sol

Autor: Khaled Hosseini
Editora: Nova Fronteira

Sinopse:

Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rasheed, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Laila tem 14 anos. é filha de um professor que sempre lhe diz: "Você pode ser tudo o que quiser." Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Confrontadas pela História, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram, absolutamente sós. E a partir desse momento, embora a História continue a decidir os destinos, outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do "todo humano", somos iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios.

Resenha:

O que dizer desse livro! É lindo, triste e tocante! 
Na parte 1 conta a história de Mariam, de como foi sua vida como criança, vivendo afastada do tudo, junto com sua mãe. Seu pai a visitava às vezes e contava notícias, histórias e trazia pequenos presentes da cidade. Aí, aconteceu algumas coisas e ela acabou se casando a força com um homem que seu pai arrumou. Ele queria ter filhos, ela não conseguia e a desprezava por isso. Não vou contar muitos detalhes se não entrego a história. Aqui é onde começa a guerra no Afeganistão. 
Na parte 2 conta sobre Laila que vive com seus pais e é apaixonada por Tariq. Conta sobre seus irmãos que vão para a guerra e como sua mãe e seu pai reagem a isso. Não posso dar muitos detalhes, se não solto um spoiler! Acaba que a guerra chega em Cabul e tudo muda. 
A guerra estava cada vez pior! Tariq já se mudou com sua família, e quando sua família decide se mudar dali, cai uma bomba na casa deles! 
Na parte dois conta o que aconteceu depois disso na vida de Marian e Laila, que sobreviveu e acabou se casando porque estava grávida. E o pior que é com o marido de Marian, porque por lá, era extremamente normal o homem ter mais de uma esposa. 
Conta sobre a vida difícil que tiveram e o desfecho desta história. 
Eu recomendo este livro, porque é tão triste e emocionante, que faz você pensar na sua vida e de como é difícil saber vivê-la.

Já leram? Me conte o que acharam nos comentários.

Para quem quiser comprá-lo:



Deixe um comentário

Tecnologia do Blogger.