Um Estudo em Vermelho

Autor: Arthur Conan Doyle
Editora: Melhoramentos
120 páginas
Lançado no ano de 1887

"O cadáver de um homem, nenhuma razão para o crime. É a primeira investigação de Sherlock Holmes, que fareja o assassino como um cão de caça. Lamentava-se de que não há mais crimes nem criminosos nos nossos dias, quando, nesse instante, recebe uma carta a pedir a sua ajuda o cadáver de um homem foi encontrado numa casa desabitada, mas não há qualquer indício de roubo ou da natureza da morte. Sherlock Holmes não resiste ao apelo, mas sabe que o mérito irá sempre para a Polícia."

           Eu amo os livros de Sherlock Holmes, e esse é não só o primeiro livro da série mais também o primeiro livro que eu li. Na época eu não conhecia a ordem e isso foi puro acaso.
           O livro é dividido em duas partes, a primeira como apresentação e investigação do caso, e a segunda um flashback nos Estados Unidos sobre os motivos para o crime.
           Eu acho esse livro muito especial porquê conta como Watson e Holmes se conheceram. Watson acaba de retornar de um período servindo na guerra e quando volta, ferido e desempregado, acaba ficando em um hotel e está a procura de alguém para dividir um apartamento, ele conta isso para um antigo assistente de laboratório que se lembra ter ouvido uma história parecida de um pseudo-químico do hospital e resolve os apresentar. 
           Eles se encontram e resolvem morar num apartamento da Baker Street. Watson vê diversos tipos de pessoas entrarem na casa para falar com Holmes no que ele diz ser um trabalho, e com certa curiosidade por sua parte acaba sabendo pelo próprio, que ele é o único detetive consultor do mundo. Watson fica meio receoso em acreditar na forma de dedução de Holmes até que eles recebem uma carta de dois detetives que pedem ajuda em um caso muito difícil.
           Uma parte muito interessante desse livro é ver Holmes resolvendo o caso pelas palavras de Watson, ele sempre se surpreende mais com as deduções de Holmes e como ele resolve o crime apenas percebendo as pequenas pontas soltas e os menores detalhes.
            Bom gente, é isso, pra você saber o final desse belo livro você vai ter que ler. Eu recomendo muito os livros da série Sherlock Holmes.


Esse post é o primeiro do especial Mês Sherlock Holmes. As resenhas serão postadas em ordem por ano de publicação.

Já leram ou querem ler? Deixe nos comentários.

Para quem quiser compra-lo:




2 Comentários

  1. Eu já assisti séries baseadas em Sherlock e até mesmo filmes, mas nunca peguei no livro, mas agora com a sua resenha com certeza vou ler. Mil beijos ^.^

    Vanessa | http://closetdelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.