Vango- Entre o Céu e a Terra

Autor: Timothée de Fombelle
Editora: Melhoramentos
360 páginas

Livro cedido pela Editora



"Salvar a pele e, ao mesmo tempo, descobrir a própria identidade. Este é o grande desafio de Vango, o jovem herói do novo romance do escritor francês 'Timothée de Fombelle'. Ao ler esse thriller histórico, ambientado no conturbado período entre as duas grandes guerras mundiais, somos impelidos a fugir com Vango pelos cinco continentes, num clima de absoluto perigo e suspense. Este rapaz órfão de 19 anos desconhece sua origem assim como desconhece a motivação do franco atirador que, além da polícia, está em seu encalço. Deparamo-nos com Vango na solenidade em que ele e outros seminaristas seriam ordenados padres na suntuosa catedral de Notre-Dame, em Paris. O assassinato do padre Jean, seu protetor, desencadeia a perseguição ao rapaz, que empreende uma fuga espetacular ao escalar nada menos do que os famosos vitrais da catedral. Essa cena é apenas um exemplo do clima de perseguição e aventura de que é feita toda a narrativa, quando acompanharemos nosso protagonista em situações e lugares improváveis - como um intruso escondido num caça da SS, galopando nas Terras Altas da Escócia, dependurado num vulcão italiano ou sobrevoando o Brasil e vários outros lugares num zepelim. O fracasso em não ter sido ordenado padre deixa nosso herói arrasado, mas a jovem Ethel fica bem feliz. É ela quem vai ajudar Vango a provar sua inocência e descobrir sua identidade. Também fazem parte da saga outros personagens marcados por vidas cheias de segredos, como Mademoiselle, a Senhora Poliglota e sem memória com quem Vango é salvo do naufrágio na costa da Sicília aos três anos de idade e Hugo Eckner, personagem verídico, comandante alemão do Graf Zepelin, esse grande dirigível que fascinou o mundo nas primeiras décadas do século XX. Outras personalidades incorporadas à história são Joseph Stalin, sua filha Svetlana e Adolf Hitler."

É um livro bom, porém não é empolgador, o final principalmente me deixou extremamente decepcionada, porém não darei nenhum tipo de spoiler. O personagem principal se mostra com grande responsabilidade, aparentando ter bem mais do que sua idade. Não houve nenhum personagem que me decepcionou, cada um com sua personalidade, porém ela não é aprofundada em nenhum deles. Vamos à resenha. Vango é um rapaz de 20 anos que está ha cinco minutos de se tornar padre quando é acusado de assassinado. Ele é perseguido pela policia francesa e também por algumas pessoas invisíveis, estas desde os seus 14 anos. Ele não sabe quem são seus pais, a unica pessoa que conhece como sua família é Mademoiselle, sua babá. Fugindo de seus perseguidores ele encontra pessoas do seu passado que podem ajuda-lo. Outras pessoas que sentem sua falta o procuram também, em especial a Gata e Ethel. Vemos ele em busca de por que estão caçando ele, de onde ele veio e qual seu próximo passo. Enquanto isso ocorre a Segunda Guerra Mundial. Com isso acabamos lendo sobre alguns pontos turísticos, desde Paris até mesmo o Brasil.



Já leram ou querem ler? Deixe nos comentários.

Para quem quiser compra-lo:
Vango: Entre o Céu e a Terra



2 Comentários

  1. Que pena que você não se empolgou, eu fiquei tão empolgada enquanto lia. A Ethel se tornou a minha personagem favorita e admito que tenho um certo carinho pela Gata! Quero ler tanto a continuação!!!!!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.