Pequenas Grandes Mentiras
Autora: Liane Moriarty
Editora: Intrínseca
400 páginas
"Depois do sucesso de O segredo do meu marido, a autora australiana Liane Moriarty apresenta um livro ousado sobre as perigosas meias verdade que contamos a nós mesmos para sobreviver.
Com muita bebida e pouca comida, o encontro de pais dos alunos da Escola Pirriwee tem tudo para dar errado. Fantasiados de Audrey Hepburn e Elvis, os adultos começam a discutir já no portão de entrada, e, da varanda onde um pequeno grupo se juntou, alguém cai e morre.
Quem morreu? Foi acidente? Se foi homicídio, quem matou?
Pequenas grandes mentiras conta a história de três mulheres, cada uma delas diante de uma encruzilhada.
Madeline é forte e decidida. No segundo casamento, está muito chateada porque a filha do primeiro relacionamento quer morar com o pai e a jovem madrasta. Não bastasse isso, Skye, a filha do ex-marido com a nova mulher, está matriculada no mesmo jardim de infância da caçula de Madeline.
Celeste, mãe dos gêmeos Max e Josh, é uma mulher invejável. É magra, rica e bonita, e seu casamento com Perry parece perfeito demais para ser verdade.
Celeste e Madeleine ficam amigas de Jane, a jovem mãe solteira que se mudou para a cidade com o filho, Ziggy, fruto de uma noite malsucedida.
Quando Ziggy é acusado de bullying, as opiniões dos pais se dividem. As tensões nos pequenos grupos de mães vão aumentando até o fatídico dia em que alguém cai da varanda da escola e morre. Pais e professores têm impressões frequentemente contraditórias e a verdade fica difícil de ser alcançada.
Ao colocar em cena ex-maridos e segundas esposas, mãe e filhas, violência e escândalos familiares, Liane Moriarty escreveu um livro viciante, inteligente e bem-humorado, com observações perspicazes sobre a natureza humana."
É o primeiro livro da autora que eu leio, e achei... aceitável. É bom, não memorável, mas vale a pena a leitura. É interessante ler os pensamentos de vários personagens e a autora realmente deixa vivido a vida dos personagens. Mostra o dia a dia antes de um grande acontecimento. Tal acontecimento é uma morte, sabemos que é um dos pais, onde aconteceu e quando. Mas quem matou e quem morreu? É a grande questão. O livro possui três personagens principais. Madeleine é uma mãe, quando foi abandonada pelo ex marido com uma filha pequena nutriu um ódio eterno por ele, que está de volta, na mesma vizinhança e matriculou sua filha Skye, na mesma escola de seus filhos. Ela se encontra com Jane, uma mãe jovem e solteira que acaba de chegar na cidade, seu filho Ziggy está na mesma escola de seus filhos. Ela logo apresenta Celeste, uma mulher muito bonita, mãe de gêmeos e seu marido é o sonho de consumo de qualquer mulher. Quer saber mais sobre a vida dessas mulheres, descobrir detalhes sobre o assassinato? Leia o livro.
Já leram ou querem ler? Deixe nos comentários.