Ele está de volta

Autor: Timur Vermes
Editora: Intrínseca
300 páginas



"Berlim, 2011. Adolf Hitler acorda num terreno baldio. Vivo.As coisas mudaram: não há mais Eva Braun, nem partido nazista, nem guerra. Hitler mal pode identificar sua amada pátria, infestada de imigrantes e governada por uma mulher. As pessoas, claro, o reconhecem — como um imitador talentoso que se recusa a sair do personagem. Até que o impensável acontece: o discurso de Hitler torna-se um viral, um campeão de audiência no YouTube, ele ganha o próprio programa de televisão e todos querem ouvi-lo. Tudo isso enquanto tenta convencer as pessoas de que sim, ele é realmente quem diz ser, e, sim, ele quer mesmo dizer o que está dizendo. Ele está de volta é uma sátira mordaz sobre a sociedade contemporânea governada pela mídia. Uma história bizarramente inteligente, bizarramente engraçada e bizarramente plausível contada pela perspectiva de um personagem repulsivo, carismático e até mesmo ridículo, mas indiscutivelmente marcante. "


           Ele está de volta conta a história de como seria Hitler nos dias atuais. Eu demorei um pouco pra acabar de ler ele. Por mais bom que ele seja. Ele é ótimo. Mais não tem muita ação e se é isso q você espera ter no livro não vai ser do seu agrado.
           Hitler acorda num terreno baldio de Berlim e vê crianças, jogando futebol, pensando que aquela seria a juventude nazista da Alemanha, mais se assusta quando eles não o reconhecem como seu Fuhrer.
           Ele sai meio sem rumo vendo tudo o que estava nas ruas. Quando encontra um jornal na rua vê o que ele nunca poderia imaginar: 2011 é o ano ali escrito.
           Quando vai a banca de jornal mais próxima, o jornaleiro o diz o quando ele se parece idêntico com Hitler, e como ele está sem casa, sem nada, só com sua farda, o jornaleiro o ajuda e ele passa a dormir na banca.
          O jornaleiro o apresenta para pessoas importantes da TV. Quando ele faz um vídeo se torna viral no Youtube. Ele é convidado para um programa de TV e desbanca o apresentador, ganhando assim seu próprio programa. Ele tem lá suas regalias, porém não fica muito satisfeito quando eles o recusam sua Mercedes conversível para quando ele sair na rua. Mais ele adora uma coisa que ele descobre: a Inter-rede (para nós a internet).
          Hitler nesse livro é um homem tentando fazer com que as pessoas acreditem nele. Mais é claro que não, eles acham que ele é só mais uma pessoa tentando ser quem não é. Ele é como um daqueles homens de 56 anos, meio bobinho, fazendo a gente rir de várias situações.
          Com o sucesso ele continua vivendo sua vida. Tentando se reerguer. Ele vai crescendo e seu sucesso fica a cada dia maior. Ele chega a ganhar um grande prêmio. Mais acontece algo que algumas pessoas imaginavam acontecer. O que é? Você terá que ler para saber.

Já leram ou querem ler? Deixe nos comentários.

Para quem quiser compra-lo:




Deixe um comentário

Tecnologia do Blogger.